segunda-feira, 10 de outubro de 2011

ROTA DO IMIGRANTE ALEMÃO - DOMINGOS MARTINS ES

Este fim de semana estivemos em Domingos Martins ES,  para prestigiar a Caminhada Rota do Imigrante Alemão. Um lugar fantástico com muita história e beleza natural. Valeu!!!

HISTÓRIA
No século XIX precisamente em 21 de Dezembro de 1846 chegaram em Porto Velho (hoje Bairro São Torquato em Vila Velha) os primeiros imigrantes Alemães. Desembarcaram do navio à vapor e foram para Vitória onde se instalaram na cidade alta (hoje praça João Clímaco) ao lado do Palácio Anchieta.
Ficaram ali 36 dias e seguiram com destino as montanhas sempre margeando rios. Passaram por Viana onde pernoitaram e seguiram no outro dia mais 18 Km, até chegar em Biriricas (habitat dos índios Botocudos) onde ficaram por 10 anos, 39 famílias com 163 pessoas (hoje podemos ver no km 34 da Br 262 uma imensa Cruz Branca no meio do bananal com ruínas do cemitério e alicerces de casas, lá é o grande marco histórico dos imigrantes onde aconteceu o Movimento do Colono Alemão). Após esta temporada eles resolveram seguir em frente aonde chegaram em Santa Isabel em 1847.
Em 1857 eles sairam da Colônia de Santa Isabel e chegaram em Campinho, os Católicos ficaram em Santa Isabel e os Luteranos foram para Campinho. Já em 1858 existia a casa do diretor da colônia (hoje Vivendas do Imperador) e em 1866 inauguraram a Igreja em Campinho (hoje na praça Arthur Gerard no Centro)
Historiador: Joel Guilherme Velten

ROTEIRO
Sábado - 17Km - 08:00 hs - Duração 4 horas
1º Dia: Saída da Praça principal em Viana em frente à Prefeitura, depois segue sentido Belo Horizonte até a entrada de Formate, logo entra na vicinal que vai para Biriricas de Baixo na ponte de cimento do Rio Jucu e cada imigrante procura seu local determinado para dormir.

Domingo - 17 Km - 08:00 hs - Duração 4 horas
2º Dia: Saída de Biriricas de Baixo (mesmo local de chegada do 1º dia), atravessa riachos e cachoeiras, atravessa a ponte da Santa no Rio Jucu, continua subindo até o asfalto perto da Keb´s já quase dentro de Domingos Martins  até a praça Arthur Gerard com uma grande confraternização.

















































Nenhum comentário:

Postar um comentário