quinta-feira, 27 de outubro de 2011

CAMINHADA NA NATUREZA DO CIRCUITO VALE DO CRISTAL - PORCIÚNCULA-RJ


Nada melhor que o contato direto com o meio ambiente para recuperar as energias consumidas na correria do dia-a-dia. E é exatamente essa oportunidade que está ao alcance de todos, sempre no ultimo domingo do mês de outubro de cada ano, a partir das 7h, quando acontece a Caminhada na Natureza do Circuito Vale do Cristal, em Porciúncula/RJ.
O evento é acessível a todas as faixas etárias e proporciona excelentes momentos de lazer e descontração, em 10 km de trilhas do Circuito Vale do Cristal, localizado na comunidade do Córrego do Ouro. Além disso, durante o evento acontece o plantio de várias mudas de espécies de árvores nativas da região.
O movimento começa ainda cedo, por volta das 5 horas da manhã, quando os organizadores do evento já cuidam dos últimos detalhes para garantir que tudo aconteça de acordo com o planejamento. A bela manhã ensolarada que abraça a cidade sempre nesta data e a grande concentração de pessoas nas imediações do Centro Cultural já demonstram que a caminhada é um sucesso. A atenção dos organizadores com os participantes é um dos pontos altos do evento. Centenas de kits contendo frutas, água mineral e protetor solar são distribuídos.
Antes da partida, os participantes fizem um animado alongamento e ao longo do percurso de 10 km, o contato direto com a natureza e as belas paisagens da região do Córrego do Ouro se destacam como alguns dos principais atrativos do Circuito Vale do Cristal. A passagem por cachoeiras e as trilhas que invadem as matas proporcionam aos participantes a total interação com o meio ambiente. E para completar, ainda tem o plantio de árvores de espécies nativas da região. Tudo isso com o acompanhamento de uma ambulância e de um carro de apoio, cedidos pela Prefeitura e a participação do Corpo de Bombeiros.
E para repor as energias consumidas durante a caminhada, são programadas algumas paradas estratégicas em propriedades rurais, onde os participantes ganham frutas (laranja e melancia), pudem se refrescar em um bom banho de piscina e ainda se divertem ao som da tradicional sanfona. Oportunidade também para os sitiantes venderem seus produtos 100% naturais.
Já no retorno, antes de chegar à cidade, o último ponto de parada é no Bangalô, uma propriedade rural que transpira criatividade em belíssimos trabalhos artesanais.
Depois de 3 horas de caminhada, no retorno ao Centro Cultural, os participantes ainda concorrem ao sorteio de diversos prêmios, doados pelo comércio local, que é um fiel parceiro dos grandes eventos do município.
A cada ano a Caminhada vem recebendo um número cada vez maior de praticantes, tendo acumulado em três edições seguidas um aumento de 133% de praticantes.
Além dos porciunculenses, a caminhada sempre conta com a participação de visitantes de Tombos/MG, Natividade, Itaperuna, Niterói, Vila Velha/ES, Rio das Ostras, Antonio Prado de Minas, Caxias, Rio de Janeiro, Santo Antonio de Pádua, Bom Jesus do Itabapoana, Alemanha e da Cidade do Porto (Portugal).
As inscrições podem ser feitas via internet ou pelo telefone, e estão abertas sempre na primeira semana de setembro:
Locais e como se inscrever:
 Secretaria de Turismo de Porciúncula, no Parque de Exposições;
 Site: www.turismoporciuncula.blogspot.com
 Pelo e-mail: adsonporto@gmail.com
 Pelo telefone: 22 3842-1377
A Caminhada da Natureza é organizada pelo Circuito Vale do Cristal e conta com o apoio da Prefeitura de Porciúncula, Secretarias Municipais de Turismo, Cultura, Agricultura e Meio Ambiente, Câmara Municipal, Instituto do Pau Brasil, Lions Club de Porciúncula, Emater-RJ, CDL, SEBRAE/RJ, Anda Brasil e diversos estabelecimentos comerciais do município.
Caminhada na Natureza do Circuito Vale do Cristal
“Uma Maneira Simples de Viver Feliz”

Nenhum comentário:

Postar um comentário