segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Caminhada Circuito Turístico Serra do Brigadeiro - Circuito Belisário


Concilie aventura com intereção com meio rural bucólico de Minas Gerais. Se insira no cotidiano de um povo que ainda mantêm suas raizes fundamentadas na agriculturas familiar, nas tradições religiosas, nos sabores da culinária mineira.
Conheça de perto este trabalho, você irá se deslumbrar.
Foi pensando em tudo isso, que nós de Belisário viemos convidar VOCÊ amante das caminhadas da vida para mais uma empreitada. Nesta vos será possível, ao passo que você se desloca, identificar ícones florais que compõem os fragmentos da Mata Atlântica da zona da mata mineira.
Com relevo típico da região mineira, nossa caminhada será marcada por trechos em aclives e declives, porém, rodeados por muito verde, aromas e sons diversos.
O roteiro
A caminhada terá cerca de 10 a 14 km podendo ser feita por crianças, jovens, adultos (seja sempre sensato quanto suas condições físicas) e, ao longo de nossa atividade teremos 3 postos de apóio por onde vos será possível comprar artesanatos, frutas, sucos, caldos de cana, biscoitos caseiros, água (para os que não tomam água de bica), doces etc. As saídas devem acontecer entre 8:00 horas da manhã ao 12:00, com retorno previsto entre 13:00 horas às 17:00horas.
Sairemos de Belisário passando pela fazenda da onça, onde teremos nosso primeiro ponto de apóio. Em cada ponto de apóio, lembrando que será possível efetuar a compra de produtos comestíveis e artesanais e até ouvir algum "causo mineiro". Seguiremos com sentido a comunidade do Fundão, passando por uma bela mata fechada e sempre avistando os modos de vida e as culturas típicas dessa região bem como parte da Serra do Brigadeiro. Nesta comunidade alcançamos o segundo ponto de apóio. Aproveite o visual que é maravilhoso. Belo cenário. Uma característica dessa caminhada, será a contemplação do imponente Pico do Itajurú, nome indígena derivado do tupi guarani que quer dizer pedra triste. Quer saber o motivo do nome?. Venha para a caminhada.
O Pico do Itajurú possue 1585 metros de pura beleza cênica composta por uma biodiversidade riquíssima, tais como: bromêlias, orquídeas, samambaiaçús, jacarandás, umbaúbas, quaresmeiras, muricís, palmeiras e muito outros. No entorno desse grande atrativo e em demais pontos do Parque, estão os Núcleos de Turismo de Base Comunitária - TBC. Neste caso o Núcle do Itajurú.
Estes núcleos foram resultados de um projeto do Ministério do Turismo que, buscou identificar, capacitar e inserir 11 agricultores rurais na atividade turística. Cada produtor foi auxiliado a trabalhar de acordo com seus modos de produção, experiência e vivência na propriedade. O enfoque do Programa Boas Práticas está na vivência dos saberes e fazeres das comunidades rurais, com trabalhos voltados a economia solidária, vivências rurais, trabalhos voluntários de construções rurais, agroecologia e principalmente o resgate da cultura popular dos grupos folclóricos da região, mobilizando-os para uma inserção na atividade turística no espaço rural. Para conhecer ainda melhor sobre tudo isso basta você fazer nos uma visita. Em Belisário temos a Verdge Aventuras que organiza roteiros e atividade adjunto a esse trabalho.
Vamos seguindo...
Nas proximidades da cachoeira do Naor, nos será oportuno fazermos mais uma paradas e com direito de ouvir a colocação do Sr. José Carneiro, jovem senhor que passou por um história muito interessante nos últimos anos com relação a preservação ambiental? Ficou curioso? Venha caminhar consoco.
Bom, vamos seguinte e nos achegando a Cachoeira do Naor. Uma das mais belas cachoeiras de todo município de Muriaé. Quem deseja tomar um gostoso banho? Sintam se a vontade.
Já retornando ao distrito vos será ainda oportuno conhecer um pouco mais sobre a história de Belisário através da vista ao museu Tic-Tac. Cobramos uma taxinha de R$5,00 por visitante ok? No distrito ainda podemos ser agraciados com apresentações musicais, passeio de charrete, passeios de bicicletas, quadriciclos, caiques pelo Rio Fumaça.
Bom, caso queira saber como tudo isso acontecerá na íntegra basta que você se inscreva na CAMINHADA DA SERRA DO BRIGADEIRO - CIRCUITO DE BELISÁRIO-MG.
Nossa caminhada terá início as 8 horas da manhã do dia 13 de novembro de 2011, no centro do distrito.
Garanta já sua inscrição e espaço nesta caminhada.
Preço:R$10,00
Este valor cobre: Caderneta, Carimbo de confirmação que você participou da caminhada via Anda Brasil, Informações dadas nos Pontos de apóio e certificado.
Conheça os encantos de Belisário, você irá se apaixonar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário