sábado, 9 de março de 2013

Os passos dados em meio à natureza

By Guilherme Carvalhal

Projeto Caminhadas Maneiras propõe o estímulo às caminhadas ecológicas na região.
A proposta é envolver as pessoas e as levarem para um percurso que proporcione a prática esportiva fora da área urbana.

Participante da Caminhada Itaperuna-Aré que contou com aproximadamente 100 participantes

Promover a atividade física combinada com o contato com a natureza e o conhecimento histórico. Esta é a proposta do projeto Caminhadas Maneiras, que tem levado pessoas a andarem longas extensões no Noroeste Fluminense, passando pela zona rural e pontos de interesse relevante por conterem a história local.
A proposta é justamente de envolver as pessoas e as levar para um percurso que proporcione a prática esportiva fora da área urbana. Já foram, realizadas caminhadas no trecho Retiro do Muriaé-Itaperuna, Itaperuna-Aré, e em Porciúncula, no circuito das fazendas históricas.
Sérgio Almeida, idealizador deste projeto, conta que as caminhadas realizadas em Itaperuna contaram com aproximadamente 100 participantes.
— Nós temos um público variado participando. Temos até mesmo idosos, de grupos de atividades físicas para a terceira idade. Temos gente de 8 a 80 — conta.
Ele explica que a criação do projeto de caminhadas na região começou quando ele percorreu o Caminho da Luz, em Minas Gerais. Daí ele iniciou uma série de caminhadas por diversos pontos, que acabaram desencadeando na iniciativa de criar roteiros de caminhadas locais em Itaperuna e região.
Outro ponto importante desta iniciativa é de levar as pessoas para que conheçam a história e a cultura local. Por isso que as caminhadas abrangem fazendas históricas e demais pontos relevantes no âmbito cultural.

Percurso engloba zona rural e passa pela fazendas históricas e linhas de trem da região.

Na caminhada Itaperuna-Aré, por exemplo, o percurso de 18 km conta com passagem pelas fazendas que margeiam o rio Muriaé, seguindo também pela linha de trem da Ferrovia Leopoldina e chegando à Fazenda São Domingos, que foi fundada em 1839. Quem participar sai enriquecido física e mentalmente.

Proposta de um calendário de caminhadas ecológicas

Uma das propostas levantadas por Sérgio Almeida é a criação de um calendário de caminhadas na região, promovendo de forma maior esta atividade. Desta maneira, pretende-se originar a tradição das caminhadas, aumentando seu apelo junto à população e sua estruturação, tornando-se uma opção de atividade turística:
— Já mapeamos as fazendas históricas da região para criarmos o roteiro. Tem muita gente que não conhece a região. Além do apelo da atividade física, também tem o lado cultural — diz. Para 2013, ele tem a expectativa de em março já estar realizando as caminhadas.
Nesse seu trabalho de divulgação das caminhadas, Sérgio conta que já trouxe pessoas do Rio de Janeiro e da região dos Lagos para participar. Também vem pessoas de outras cidades da região, criando um intercâmbio entre os moradores que passam a conhecer o Noroeste Fluminense como um todo.
— Esta é uma atividade barata e com um retorno muito positivo. Ela melhora o condicionamento físico e faz bem à alma. Você conhece pessoas diferentes e outras culturas — conta Sérgio, que em suas caminhadas já passou pelo roteiro de Lídice-Angra dos Reis, pela Caminhada da Inconfidência, em Ouro Preto, e diversos outras, de onde encontrou o modelo para implementar na região.

Dicas para um caminhante iniciante

Para participar da caminhada, é preciso estar preparado. Segue abaixo uma lista de itens para serem levados, de forma a facilitar a vida e evitar problemas ou desgastes físicos.
  •  Roupas leves apropriadas (camisa de manga/bermuda).
  •  Boné ou chapéu.
  •  Tênis confortável.
  •  Protetor solar.
  •  Repelente.
  •  Analgésicos e esparadrapos.
  •  Para alimentação frutas, barra de chocolate, barra de cereal, biscoito de sal ou doce.


Nenhum comentário:

Postar um comentário