sexta-feira, 30 de setembro de 2011

ROTA DO IMIGRANTE ALEMÃO - DOMINGOS MARTINS-ES

9ª Caminhada Rota do Imigrante Alemão


Data: 08 e 09 de Outubro de 2011

9ª EDIÇÃO
Assim serão denominados simbolicamente " Imigrante " àqueles que fizerem o caminho Rota do Imigrante, onde todos irão reviver o que os imigrantes passaram no século XIX saindo da cidade de Viana à cidade de Domingos Martins passando por lindas paisagens da Mata Atlântica.
--
INSCRIÇÃO
R$35,00 por pessoa. Poderá ser feita por enquanto apenas pelo site e a forma de pagamento é pelo banco Bradesco AG:1200-9, C.C. 0037117-3 CARLOS MAGNO DE QUEIROZ.
Preencha a ficha de inscrição logo abaixo e você receberá um e-mail de confirmação caso nos envie o comprovante de pagamento.
Observação: Ao preencher a inscrição, você andarilho receberá um crachá contendo um manual, uma credencial, que deve ser carimbada em pontos estratégicos do caminho, uma pulseira de indentificação e informações a respeito do percurso e relativas à alimentação e hospedagem. A inscrição também lhe dará total direito de atendimento do apoio da Trilha Um, ambulância com pára-médicos, água e fruta ao longo do caminho.

TRANSPORTE DE BAGAGEM
Será cobrado R$7,00 por volume e por dia.
TRANSPORTE ALTERNATIVO
Abmael Transportes: (27) 3369-8123 / 9953-2396
Translado da chegada do 1° dia até a Pousada Olhos D'agua (Apenas para os andarilhos credenciados)
HOSPEDAGEM
Pousada Olhos D'agua-ESGOTADA PARA APARTAMENTOS SÓ TEM CAMPING E ALOJAMENTO DE BELICHE.

Contate-nos e reserve:
lilico@trilhaum.com.br ou pelos tels.: (27) 3244-2323 / 9706-7001
--
ROTEIRO
Sábado (1° Dia) - 14 Km - 08:00 hs - Duração da caminhada: 4 horas
Saída da Praça Jerônimo Leite - Viana (em frente à Prefeitura), depois segue pela 262 sentido Belo Horizonte até a entrada de Formate, logo entra na vicinal de barro que vai para Biriricas de Baixo na ponte de cimento do Rio Jucu no bar do Sinézio e cada imigrante procura seu local determinado para dormir. (Programação Cultural na chegada)

Domingo (2° Dia) - 14 Km - 08:00 hs - Duração da caminhada: 4 horas
Saída de Biriricas de Baixo (mesmo local de chegada do 1º dia), atravessa riachos e cachoeiras, passa a ponte da Santa no Rio Jucu, continua subindo até o asfalto perto da Kebis já quase dentro de Domingos Martins e segue até a praça Arthur Gerardt onde terá uma grande confraternização. (Programação Cultural na chegada)


OBS.: O percurso se distancia do roteiro original devido aos obstáculos inclusos, como propriedades particulares, trechos perigosos como rodovia, etc.
 
A ROTA DO IMIGRANTE PASSOU A SER OFICIALMENTE PARTE DA ESTRADA IMPERIAL QUE VEM DE OURO PRETO E BIFURCA PARA VIANA E SANTA LEOPOLDINA, MAIS UM TRABALHO CULTURAL DE SUCESSO DA TRILHA UM. BREVE TEREMOS ANDARILHOS DO MUNDO INTEIRO PASSANDO POR NOSSA ROTA.
 
Contato - Lilico: (27) 3244-2323 / 9706-7001 / lilico@trilhaum.com.br

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

A AMINATUR CONVIDA PARA O II PASSEIO ECOLÓGICO (Trilha da Prosperidade)

Recebi o convite hoje e com certeza vou marcar presença.


A ONG AMINATUR (Amigos da Natureza) convida a todos para o Segundo Passeio Ecológico (Trilha da Prosperidade) que será realizado no próximo domingo, dia 02, em Paraíso do Tobias, distrito de Miracema-RJ.
O denominado PASSEIO ECOLÓGICO DE APRECIAÇÃO DA NATUREZA será feito em área rural do município, na Fazenda Serra da Prosperidade, de propriedade do Sr. Vicente Toscano.

Orientações e informações:


Saída: às 08h, em frente à Igreja Matriz, na Praça Ary Parreiras (Praça das Mães), Centro histórico de Miracema-RJ
Retorno: previsto, para 12 h
Nível de dificuldade: MÉDIO. Não é aconselhável para crianças menores de 12 anos e para pessoas acima de 65 anos.
Almoço: Ângela do Adauto, restaurante conhecido e que serve comida caseira e fica na "saída" da estrada Miracema-Paraíso do Tobias, ficando cada um responsável por suas despesas.
Para que você possa fazer parte desse passeio, é necessário que você vá de carro ou moto até à sede da Fazenda, onde faremos a caminhada, dentro da área em mata, que fica nessa mesma propriedade.
O trajeto à pé deve durar cerca de uma 1h e 30min.
Objetivo principal: apreciação da natureza local e fazer coleta de sementes da mata nativa, para plantio de mudas, que serão usadas no plantio de árvores, em áreas que já se encontram disponíveis à Ong AMINATUR para reflorestamento.
Recomenda-se que leve: água potável / lanche / repelente para insetos / botas ou tênis anti-derrapantes / chapéu ou boné / calças compridas, indispensável para o tipo de passeio.
É necessário que façam contato com os organizadores para a confirmação da presença:


TELEFONES PARA CONTATO:
Melquisedeque Duarte: cel. 22- 98656681
Celeste: 22- 3852.1443 - celulares: 92266774 / 88420152

V CAMINHADA NA NATUREZA EM PENEDO

No dia 17 de setembro aconteceu a quinta edição da Caminhada na Natureza em Penedo, evento promovido pela Organização Anda Brasil – Confederação Brasileira de Caminhadas em parceria com a Prefeitura de Itatiaia.
A saída aconteceu na Praça Finlândia, em frente ao Museu Finlandês, às 9 horas. O percurso abrangeu ao todo 10 km, passando por cachoeiras da Colônia Finlandesa de Penedo.
Os participantes do evento não-competitivo receberam uma caderneta da IVV – Federação Internacional de Esportes Populares, órgão que promove Caminhadas na Natureza em todo o mundo, com o carimbo do Circuito Penedo.
Eu e Rosane marcamos presença. Vitor com preguiça ficou no hotel.







WALKING RIO 2011


No último dia 21 de agosto a orla carioca foi palco do 6º Walking Rio, uma Caminhada na Natureza pelas praias do Leblon, Ipanema, Copacabana e Leme, organizada pela Anda Brasil. O evento contou com a presença de caminhantes de todo Estado do Rio, além da presença de delegações de Minas Gerais, Espírito Santo, Mato Grosso e Paraná. Desta vez tive a companhia da Rosane e do Vitor que curtiram muito a caminhada
A partida foi no final da praia do Leblon, na esquina da rua Visconde de Albuquerque, as 8h  e o circuito terminou na Praça do Forte do Leme, totalizando um percurso de 10km.
O circuito contou com dois postos de controle – um no final do Arpoador e outro em frente ao Copacabana Palace - onde os participantes receberam carimbo de certificação da caminhada. 
O Walking Rio pode ser feito em grupos, sozinho ou acompanhado, o que vale é a contemplação da natureza, integração social e melhoria da qualidade de vida. Ao final, todos os participantes ganharam o carimbro na caderneta internacional da IVV – Federação Internacional de Esportes Populares - órgão que promove Caminhadas na Natureza em todo mundo. O documento pode receber carimbos de todos os circuitos nacionais e internacionais. 







CAMINHADA EM BURARAMA - ES

CIRCUITO FAZENDA PETRÓPOLIS

Curti sozinho essa caminhada em Burarama, nodia 07 de agosto. Com direito a reportagem no site Anda Brasil.
"Foi um verdadeiro sucesso a realização da 4ª etapa da Caminhadas na Natureza, ocorrida no último domingo, dia 07, na trilha do Circuito Fazenda Petrópolis, Burarama. De acordo com o balanço da Subsecretaria Municipal de Turismo, o resultado final da atividade superou todas as expectativas, já que eram esperados, inicialmente, cerca de 120 participantes e, no dia, aproximadamente 170 pessoas participaram do evento.
Outro dado importante verificado pelo Gerente de Turismo Rural da Subsecretaria de Turismo, Rogério Casaes, foi que, apesar de a caminhada ser aberta a toda a população, independentemente da faixa etária, famílias inteiras moradoras de Cachoeiro de Itapemirim contemplaram a atividade, assim como turistas, vindos de várias partes do estado e do Rio, a exemplo do empresário Sérgio Almeida que veio de Itaperuna-RJ, soube pela internet que haveria a caminhada e aproveitei para conhecer um pouco mais das belezas naturais de Burarama, fiquei encantado com as belíssimas paisagens, concluiu Sérgio.
Trechos de Mata Atlântica, propriedades rurais e agroindústrias de Cachoeiro de Itapemirim. Esses foram alguns dos atrativos do Circuito Fazenda Petrópolis, o grupo saiu da praça de Burarama para caminhar por alguns dos pontos mais bonitos do distrito e foram recebidos pela comunidade de São Braz, onde o grupo pode descansar, fazer um lanche e depois retornar a praça de Burarama.
Essa foi a penúltima caminhada de Burarama em 2011. Desde maio, a Prefeitura Municipal em parceria com a AGROCAB – Associação Agroturismo Circuito Águas de Burarama, tem promovido caminhadas no primeiro domingo de cada mês, com o objetivo de divulgar as belezas naturais da região e os produtos da agroindústria local. A última caminhada será no próximo dia 4 de setembro com o Circuito das Cachoeiras, as inscrições poderão ser feitas a partir de 15 de agosto no site da prefeitura"
Fonte: Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Cachoeiro ES.











CAMINHO DA LUZ - O CAMINHO DO BRASIL!


Em julho, após uma longa jornada de trabalho na Merco Noroeste, me dediquei novamente a refazer, juntamente com Nataniel, o Caminho da Luz.
O Caminho da Luz, o Caminho do Brasil é uma rota de peregrinação de aproximadamente 200 km que pode ser percorrida a pé em 7, 8 ou 9 dias.
Milhares de peregrinos do Brasil e exterior de 7 a 80 anos percorrem o Caminho anualmente, só ou em grupo.
Todo ano a ABRALUZ promove com início no terceiro domingo de julho uma caminhada coletiva (a programação, custo e forma de participar é colocada no site até o final de março e as vagas são limitadas) e ao longo do ano a Rastro de Luz promove várias mini coletivas.
Apesar de rever poucos amigos do ano passado, fizemos muitas amizades com os 120 caminhantes de vários estados do país.
Valeu mais um Caminho!!!













30ª Caminhada da Inconfidência


A Caminhada da Inconfidência realizada no dia 16 de abril de 2011, reuniu na Praça Tiradentes, em Ouro Preto, um público de mais de 900 pessoas em um dos maiores e mais importantes eventos ocorridos na Estrada Real.
Com toda estrutura de apoio, lanche, tranporte, profissionais da saúde da Fundação Ouro Branco, das Polícias Militar e Rodoviária e do DER, os caminhantes puderam trilhar o caminho com total segurança e conforto.
O participante Pedro Chaves, por iniciativa prórpia, homenageou a AEA, doando a camisa da I Caminhada da Inconfidência. Pedro é um participante ativo do evento,  que sempre acompanhou toda trajetória e evolução da Caminhada.
Na chegada, os caminhantes receberam a medalha de participação, se deliciaram na mesa de frutas e puderam utilizar toda estrutura do Clube Siderurgia: piscina aquecida, sauna, quadras, além de contar com o apoio dos profissionais de educação física da academia Fair Play que realizaram massagem e alongamento.
O churrasco e o chop foram acompanhados de uma super atração que fechou com chave de ouro este evento que encantou várias pessoas: um super show com a Bateria Show Por Acaso!
Foi assim então, que encerramos a programação da 30ª Caminhada da Inconfidência! Com muito samba no pé, animação e várias lembranças de um dia rico em histórias e belezas naturais!